topo
 

Perguntas Frequentes sobre Ortodontia

Os aparelhos fixos requerem cuidados especiais de higiene oral?

Os aparelhos fixos promovem a retenção de placa bacteriana durante o tratamento. Por este motivo, os dentes deverão ser escovados depois de todas as refeições (incluindo lanches) utilizando uma pasta fluoretada e uma escova ortodontica.

Informação extraída da OMD


Os aparelhos de ortodontia provocam dor?

Os aparelhos podem provocar algum desconforto, principalmente nas primeiras horas depois de serem colocados ou ajustados. Todavia esse incómodo desaparece rapidamente.

Informação extraída da OMD


Que tipos de aparelhos ortodonticos existem?

Actualmente existe uma grave variedade de aparelhos fixos e removíveis especialmente concebidos para movimentar os dentes e os próprios maxilares para as posições desejadas.

Informação extraída da OMD


Podem-se praticar desportos com aparelhos fixos?

Sim. No entanto, no caso de desportos com contacto físico (p.ex. rugby, andebol, judo, etc.) deverá ser utilizada uma protecção individualizada de modo a evitar lesões dos tecidos moles.

Informação extraída da OMD


O que é a filosofia DAMON System?

Os aparelhos dentários do tipo Damon System (designação do inventor deste sistema ortodôntico – Dr. Dwight Damon) consistem simplesmente num aparelho dentário fixo em que os braquetes funcionam sem o travamento provocado pelos elásticos, daí a designação de autoligantes ou Sistema Autoligado (pois ligam-se ao “fio” sem elásticos, explicação mais detalhada abaixo). São, no momento, uma autêntica revolução na ortodontia. Porquê? São muito mais eficazes que os aparelhos fixos convencionais. Enquanto que o aparelho convencional faz uso dos elásticos ou “borrachinhas”, no Damon System não, os braquetes são autoligantes, isto é, o fio é preso aos braquetes através de uma “portinhola” pré-existente em cada braquete. Neste aparelho o fio tem memória e é termo-ativado. (é uma liga metálica de cobre-niquel-titânio desenvolvida nos laboratórios da NASA). É fácil de perceber, o fio quando está fora da boca é mole e pode ser trabalhado pelo ortodontista para adquirir o formato desejado para atingir todos os dentes da arcada. Quando é colocado na boca e atinge a temperatura corpórea, ele endurece e começa a voltar para a sua forma original (pré-determinada) movimentando os dentes vagarosamente dentro dos limites fisiológicos de cada paciente. Isto permite um alinhamento mais controlado e rápido.

Quais as razões para utilizar um aparelho de braquetes autoligados?

As principais vantagens são:

  1. a) Tratamentos 7 a 12 meses mais rápidos, sendo que a média de uso é de 18 a 24 meses.
  2. b) Provoca menos dor e desconforto, facilitando a sua aceitação pelo paciente.
  3. c) Até 48% menos visitas para manutenção, os ajustes podem ser feitos a cada 2 ou 3 meses.
  4. d) Reduz em até 80% os casos de extracção de dentes.
  5. e) Necessidade quase nula de cirurgias e do uso de aparelhos auxiliares (expansores maxilares, aparelho extra-bucal, etc.).
  6. f) Onde a estética é fundamental, já estão disponíveis braquetes transparentes em cerâmica.